domingo, 31 de maio de 2009

tropa(s)


O caminho que o meu irmão escolheu foi o exército. Tudo bem, até aqui nada contra. O miúdo lá conseguiu entrar, fez a recruta, beca beca e entrou para a Escola de Sargentos (das Caldas da Rainha). Não é que já tenha acabado a primeira parte do curso para subir para não-sei-exactamente-o-quê-porque-não-percebo-nada-dos-postos (mas acho que é para 2º sargento) e hoje foi o 28º aniversário. Ele não 'tava à espera mas nós aparecemos para o ver. Porque os meninos do trigésimo curso de sargentos iam fazer umas demonstrações e blá blá blá. Até aqui continuo sem ter nada contra. Foi uma 'cena bacana' porque mais um domingo, fui passear. E só por acaso até a uma cidade que também não conhecia, que passei a conhecer e até que gostei imenso (do mega jardim). Agora isto foi só um pretexto para vos falar do meu irmão e para vos dizer que ele faz parte do exército. Porque eu quero falar mesmo é de tropas e da tropa. Sim são uns bons caminhos, neste último ano o número de candidaturas aumentou, aposto que há de certo modo cada vez mais gente a desistir da escola e optar pela tropa porque é um sitio que até oferece estabilidade se se conseguir entrar e se se tentar subir de posto. O que acontece é que a maioria deles vão para lá para viver à custa do estado. Porque têm emprego e não querem fazer mais nada. E a tropa para alguns, é uma boa solução (até ao dia em que as coisas começarem a mudar e são enviados todos para a rua, todos os que não querem continuar a "ser alguém", alguém como o meu irmão, que nunca pensei que gostasse tanto daquilo e se aplicasse tanto!). Mas os tropas, na maioria, mesmo apesar de haver excepções (como o meu irmão) tem dois defeitos: são feios e são uns _______ (ponto final). Refiro-me aos mais jovens não tanto aqueles que já são pais e etecetera. Mas é verdade. o meu irmão, felizmente, não é prefeito, mas é o único que conheço e que se aproveita (ahah). Os tais outros é não querem ter relações duradouras é só relações curtas do tipo como-te--hoje-e-outro-dia-se-calhar ou "one night stand" (que não é fácil, mas também não é dificil) ou de one day stand! é isso. Já para não falar que os que não são assim (sem retirar os que são) são feios. São orelhudos. São cromos. São rebarbados. Desculpem, mas pronto. Mas já vos tinha dito que o meu irmão não é feio nem _____ ? Pronto é só para esclarecer. Também quero esclarecer que não é de facto perfeito, mas no meio do que vi hoje é "bom-moço". Oxalá que seja sempre assim e que nos continue a fazer felizes (à minha "cunhada", a mim, e aos papás principalmente que se babaram por completo na cerimónia - nem quero imaginar qd for em Julho no fim da primeira parte do curso). Enfim, mas é isto. Meus amigos, quanto a serem feios, pronto ainda é naquela porque não podemos ser todos bonitos e invejáveis nem devemos ser julgados por aparências, mas agora quanto a serem ________ acho deprimente. E não é que ache que o exército é um mau caminho porque gostei muito do que tive oportunidade de ver hoje, mas recorrerem à tropa só porque não apetece estudar e porque o estado paga, para mim não é grande escolha. Mas pronto eu também não tenho muita moral para falar de escolhas (nem eu, nem uns tantos)

2 comentários:

Mário Duarte disse...

A casa dos meus primos é atrás do palco :)

Quando fui à inspecção disseram logo para eu nao me assustar que nao me iam chamar porque há muita gente a querer entrar...

Os rapazes sao_______ mas as raparigas nao sao melhores...pelo menos algumas...mas as raparigas ate costumam ser jeitosas :)

Enfim...o teu irmão safa-se ...é o que importa

Verdinha disse...

na tropa nao sei mas olha que na marinha ha uns giros :P