quarta-feira, 22 de abril de 2009

"mens sana in corpore sano"

Percebem latim? É que eu passei logo para o Português. Não aprendi latim antes do Português, mas disseram-me que era "mente sana e corpo sano", disseram!
O resultado de chegar atrasada à aula de português resumiu-se em saber por alto que nesta quarta-feira (hoje) não ia haver aula, porque no âmbito íamos a uma conferência. Nem tinha percebido sobre o que era. Soube que era um projecto do 12º ano, de área de projecto, e ao que parece era sobre saúde. e sabem qual é a primeira coisa que os alunos pensam quando vão ter uma 'visita de estudo' (ou algo que se pareça!)? Fixe, não temos aula! Sabe bem quando são as aulas de que menos (ou nada) gostamos! É, eu ás vezes também penso um bocadinho assim. E então fomos à palestra no meio da aulas da manhã! Quando chegámos ao auditório deram-nos um folheto e sabem qual era o tema? "Depressão nos Jovens". (Cá para mim isto é um sinal, para me dizerem de vez que estou a entrar em depressão. Primeiro é a explicadora, que me diz que isto não é normal na minha idade e que devido ao que tem acontecido que eu poderia estar a entrar em depressão. Depois aconselha-me ir à psicóloga, lá vou eu. Para a pedopsiquiatria! Fui lá matar saudades, conversinha para 'analisar' e.. pimba! uma hora e meia. E antes disto era a minha mãe que queria que eu fosse ao meu médico de família pedir-lhe anti-depressivos e calmantes. E ainda antes disseram-me que eu não me estava a aperceber, mas que me estava a isolar. E que andava a bater mal. Mas eu tinha avisado logo no inicio que ainda ia ter um esgotamento, mas nunca pensei que isto fosse sério! E agora andamos nisto. É um sinal). Bem e esta palestra contava com a presença dos elementos do grupo, com um professor/director de turma e com uma psicóloga (que pela minha infelicidade não era a minha!). No decorrer da conferência e na leitura do folheto, num assunto tão grave tinha que vir um pior! Então não é que aqueles sacanas disseram que o chocolate ajuda a combater a depressão? Porque tem efeitos anti-depressivos (devido à teobromina e feniletilamina). Então meus queridos é desta que acabo com a suposta depressão e ganho um excelente peso! Estou a brincar, na verdade até já enjoei de chocolate. (Claro claro e amanhã passo a ser a pinókia!) Enfim. Mas claro ainda foi dito que devemos praticar exercício físico PELO MENOS 30 minutos, por dia! Alivia o stress, melhora o humor e o bem-estar e ainda a tensão e a ansiedade, isto é dupla promoção! É desta que vou voltar para o ginásio! Deixei-o porque me sentia sozinha pode ser que agora isto vá ao sítio. Fiquei terrivelmente assustada quando li que a depressão pode levar os jovens a cometer o suicídio, e que esta é a segunda principal causa de morte entre os jovens! Credo. Isto é que realmente nunca me tinha passado pela cabeça, nem tão pouco espero que passe. Os sintomas é que são fascinantes, porque na lista 10 há para aí 1 ou 2 que não fazem parte do meu dia-a-dia! Isto é grave. Mas a verdade é que cada vez me sinto menos bem com certas coisinhas relacionadas concretamente com os factores de risco nomeados (Família, Escola, Namorados e Amigos, Álcool e Drogas). Destes cinco namorados não é que não tenho, drogas também não que não consumo, quanto aos outros vou buscar um bocadinho a cada. Meus mas isto não me aprece assim anda de grave! Grave é receber um certificado de participação na palestra! Porque eu não sei para que é que aquilo serve! Ah esperem lá, se eu puser aquilo no meu currículo devo ter logo trabalho garantido! Se não foi para pôr no currículo foi para nos darem a certeza que estamos realmente todos a entrar em estado depressivo! Não sei qual das duas é que estará mais correcta. Mas gostei da palestra, especialmente do bombom de chocolate que deram a cada a um... quanto aos outros não sei, mas a mim soube-me bem. E como é um estimulante de bom humor, segundo o panfleto, pode ser que se eu comer chocolates ande sempre bem disposta. Sim porque eu sou verdadeiramente uma jovem muito instável. Há quem diga que é por causa do signo, mas se calhar é por causa da depressão. E agora a sério, espero que o meu caso não seja grave, porque se for..

Lembrei-me agora que se calhar o melhor é eu por chocolates na mala (agora com o calor e tudo) sempre que tiver de mau humor como um e fico logo bem. E nesse caso em vez de ganhar 1kg por dia ganho 5!

1 comentário:

Mariana disse...

Gostei do blogue:)

boa semana

bj